Abelardo Paulo da Matta Neto e Adriana Barreto. Foto: Divulgação/TRE-BA

A manhã desta sexta-feira (30) marcou um feito especial para a trajetória do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). O prédio-sede da instituição, o Edifício Desembargador Jatahy Fonseca, foi reinaugurado com cerimônia conduzida pelo presidente, desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, e contou com a presença de autoridades, advogados, servidores e magistrados. Durante o ato solene, o presidente da entidade agradeceu a todos os profissionais envolvidos no processo e relembrou a trajetória da Justiça Eleitoral baiana.

Em seu discurso, Abelardo da Matta pontuou o poder simbólico da reinauguração do espaço, o qual ele reiterou que representa a solidez das instituições democráticas. O presidente ainda destacou a presidência do Desembargador Amadiz Barreto, período em que o edifício-sede, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), foi concebido e entregue à sociedade. “Foi sob sua liderança firme, visionária e profundamente comprometida com o interesse público que este edifício-sede foi concebido e entregue à sociedade”, celebrou.

Em homenagem, in memoriam, o TRE-BA apresentou uma placa comemorativa com um busto de Amadiz, exposta em um local de destaque dentro da sede. O momento contou com a presença da filha e representante da família, Adriana Barreto. A iniciativa presta reconhecimento ao legado deixado pelo desembargador e ex-presidente da instituição.

“Amadiz soube compreender, com rara sensibilidade institucional, que a construção de uma sede própria não representava apenas a edificação de um espaço físico, mas a afirmação simbólica da autonomia, da estabilidade e da maturidade da Justiça Eleitoral no Estado da Bahia. Seu legado ultrapassa o concreto: inscreve-se na memória institucional como expressão de planejamento, coragem administrativa e respeito à função constitucional desta Casa”, disse Abelardo.

Desde a fundação a sede tem sido cenário de decisões judiciais de elevada relevância, de eventos marcantes para a comunidade jurídica e de iniciativas fundamentais para a promoção dos direitos políticos das cidadãs e dos cidadãos. “Aqui foram enfrentados desafios históricos, como a transição para o voto eletrônico e implementação do cadastramento biométrico, reafirmando o compromisso permanente do Tribunal com a inovação, modernização, a segurança do processo eleitoral e o fortalecimento da democracia”, completou.

Mudanças na estrutura

No edifício principal, a reforma durou mais de 800 dias e incluiu a substituição de acabamentos externos e forros por materiais em alumínio, mais resistentes e duráveis, além da recuperação e pintura de estruturas metálicas e fachadas. As esquadrias dos sheds receberam novos perfis e vidros laminados ou temperados, garantindo maior segurança e conforto térmico.

O auditório, com capacidade para 266 pessoas, teve seus sistemas de climatização e combate a incêndio revisados. Já a Sala de Sessões, com 125 lugares, passou por readequação completa, incluindo nova infraestrutura elétrica e lógica, sistema de climatização, plataforma elevatória, rampa de acesso e ajustes na mesa do Pleno, garantindo maior comodidade e visibilidade.

A marquise de acesso principal foi restaurada e a recepção passou a contar com novo balcão de atendimento acessível. No Bloco 4, do primeiro pavimento, foi criada a Sala da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA). O restaurante foi ampliado e reestruturado, com novo mobiliário, ampliação do espaço para mesas, ilhas de exposição de alimentos e reorganização da cozinha.

“Este edifício é mais do que um local de trabalho. É um espaço de acolhimento, de inclusão, de cidadania, de afirmação de direitos e de fortalecimento da democracia, que se renova continuamente desde a presidência do Desembargador Amadiz Barreto, passando pelas gestões que o sucederam”, destacou o desembargador Abelardo da Matta.

Abelardo Paulo da Matta Neto, Adriana Barreto e Freddy Pitta Lima. Foto: Anota Bahia
Cynthia Rezende e Adriana Barreto. Foto: Anota Bahia
Placa em homenagem ao desembargador Amadiz Barreto. Foto: Anota Bahia
Lisbete Cézar Santos, Adriana Barreto e Maria do Socorro Habib. Foto: Anota Bahia
Moacyr Pitta Lima Filho e Adriana Barreto. Foto: Anota Bahia
Paulo Jorge, Adriana Barreto e desembargadora Maria de Lourdes Medauar. Foto: Anota Bahia

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify