Durante a 9ª edição do Prêmio Nacional Pierre Verger de Fotografia, o ensaio “Memórias do Patati Oba”, da artista carioca radicada em Salvador, Amanda Tropicana, venceu a categoria “Ancestralidade e Representação”. O evento de abertura da exposição dos materiais vencedores e a entrega da premiação ocorreu na noite da última quarta-feira (06), no Museu de Arte da Bahia.
Em seu trabalho, a fotógrafa expõe a vivência no ritual do terreiro Ilê Axé Oba Tadê Patiti Obá, localizado no bairro do Engenho Velho da Federação. Amanda agradece a Xangô pela realização de sua obra: “Esse trabalho mantém viva a memória desse lugar, desse solo sagrado. Isso é o maior tesouro que pode ter. Pude apresentar como são os dias vivendo no chão de Xangô. Esse prêmio é dele, é da minha casa, dos meus ancestrais, dos meus santos, da minha família biológica, da minha família de santo, pra força viva de Xangô”.
O Prêmio Nacional Pierre Verger tem a realização da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e os trabalhos vencedores receberam o valor de R$30 mil. As obras podem ser encontradas na exposição do Museu de Arte da Bahia até o dia 10 de março.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.