Espaço de Wesley Lemos. Foto: Gabriela Daltro.

Introspecção, autocuidado e autoconhecimento são palavras que estiveram bastante em evidência neste ano, especialmente pela mudança de hábitos imposta pelo isolamento social e pandemia de Covid-19. Em um momento em que a saúde mental e o bem-estar estão sendo colocados em primeiro plano, a arquitetura evidencia como os ambientes e a escolha de materiais podem auxiliar no processo de autocura. 

No Janelas CASACOR Bahia, essas referências são o destaque no espaço Casa-Cura, do arquiteto Wesley Lemos. O cômodo, que está instalado no Centro de Convenções Salvador, é um misto de intuição, espiritualidade e arquitetura. “Optei por reproduzir o leiaute do local em que fiquei 120 dias em isolamento social. O ambiente reflete as transformações de autoconhecimento pelas quais passei nesse período”, nos disse.  

Com predominância do branco off-white e cimento queimado, o ambiente tem o bambu como elemento de destaque, que compõe a cortina e os painéis. A arte também ganha ênfase no ambiente. As obras que compõem o espaço remetem a reflexões sobre o tempo, a vida, a morte e o renascer.