Novidade à vista! A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) agendou uma reunião para esta sexta-feira (24), com o objetivo de concluir a votação do edital do 5G. Conforme a implementação começa a ser organizada no Brasil, as expectativas de novas aplicações tecnológicas também aumentam.
Eduardo Neger, presidente da Associação Brasileira de Internet (Abranet), apontou três características principais da nova tecnologia. A primeira é uma velocidade maior para a conexão com aparelhos. Outra mudança do 5G seria a baixa latência. “A latência é um atraso no tempo de resposta de um aparelho, aplicativo ou site”. Ou seja, a dinâmica será mais instantânea, facilitando, inclusive, a operacionalização de veículos autônomos.
Por fim, o 5G, conforme Neger, trará uma capacidade de conectar uma quantidade maior de dispositivos em uma única antena de transmissão. Entretanto, especialistas apontam que o 5G ainda passará por alguns desafios em sua implementação, e pode demorar até que o consumidor final veja alguma mudança em seu dia a dia.