Em uma reunião extraordinária realizada nesta sexta-feira (24), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou o edital com as regras para o leilão do 5G, que venderá frequências de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz e será realizado no dia 4 de novembro.
Segundo o edital, a compra e instalação de equipamentos e torres de transmissão ficará a cargo das operadoras de telefonia que arrematarem as faixas. Ainda, o direito de exploração das faixas será de até 20 anos.
Além disso, o texto define algumas exigências para os arrematadores. Os vencedores da faixa de 26 GHz terão que investir para garantir a conectividade nas escolas públicas de ensino básico; vencedores da faixa 3,5 GHz serão responsáveis pela migração do sinal da TV parabólica; o 5G deverá ser disponibilizado em todas as capitais do país até 31 de julho de 2022; as rodovias do país deverão contar com internet 4G; será construída, pelas empresas investidoras, uma rede privativa de comunicação para a administração federal.