Como noticiado aqui, o presidente Jair Bolsonaro oficializou na manhã desta terça-feira (13) a indicação do atual advogado-geral da União (AGU), André Mendonça, para a vaga deixa pelo ministro Marco Aurélio Mello no Supremo Tribunal Federal (STF). A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União.
André Mendonça passará agora por uma sabatina realizada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no Senado Federal, em que será produzido um parecer com uma avaliação sobre a indicação. Ressalta-se que o nome de Mendonça sofre resistência no congresso. A decisão para indicação é feita em uma sessão plenária do Senado, isto é, com o voto de todos os senadores; para ser aprovado, é preciso obter a maioria absoluta da casa, ou seja, ao menos 41 dos 81 senadores.
André Mendonça afirmou em nota nesta terça que está à disposição do Senado Federal para a realização da sabatina. “Coloco-me à disposição do Senado Federa. De forma respeitosa, buscarei contato com todos os membros, que têm a elevada missão de avaliar meu nome” diz a nota da AGU