A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou um reajuste médio de 8,66% para as tarifas de energia da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). Os clientes residenciais atendidos pela companhia já começaram a ser afetados neste sábado (22).
O reajuste acima de 8% é para os consumidores cativos atendidos em baixa tensão (residenciais, em sua maioria). Para os atendidos em alta tensão (indústrias e comércio de grande porte), o reajuste é de 6,91%. A medida faz parte da Revisão Tarifária Periódica da Coelba, que pode ocorrer a cada cinco anos. No dia 9 de março, a Aneel realizou uma audiência pública em Salvador antes de definir a nova tarifa.
Os fatores que impactaram nesse cálculo de revisão foram os custos com compra e transporte de energia, além da retirada de componentes financeiros considerados no processo anterior. Segundo o contrato de concessão da empresa, o valor da tarifa pode ser reajustado a cada cinco anos e anualmente, através do Reajuste Tarifário Anual. A Coelba atende a 6,3 milhões de unidades consumidoras em todo o estado.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.