Veado-catingueiro. Foto: Bracell.

Quatorze animais reabilitados pelo Centro Estadual de Triagem de Animais Silvestres de Salvador passaram a ter como novo lar a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Lontra. Dentre eles, 05 jiboias, 02 jararacas, 01 veado-catingueiro, 01 iguana, 01 cobra d’água, 03 ouriços pretos e um 01 caixeiro.

De acordo com o biólogo Haeliton Cerqueira, do Cetas, os animais liberados na reserva, no início deste mês, foram apreendidos em operações realizadas pela Companhia de Polícia de Proteção Ambiental, vinculada à Polícia Militar da Bahia, pelo Grupo Especial de Proteção Ambiental da Guarda Municipal de Salvador e pela própria Cetas, órgão vinculado ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

Certificada como Área de Soltura de Animais Silvestres (Asas), a RPPN Lontra acolheu, somente em 2020, outros 140 animais silvestres, entre aves, mamíferos e répteis reabilitados no Cetas de Salvador. Pertencente à Bracell, a área ambiental é a maior Reserva Particular do Patrimônio Natural da região do Litoral Norte e Agreste baiano, com 1.377 hectares, e fica localizada entre os municípios de Entre Rios e Itanagra.

Ouriço-preto. Foto: Bracell.
Jararaca. Foto: Bracell.