Rei Charles, Raoni Metuktire e Anitta. Foto: Ian Jones

Na última quarta-feira (15), Londres recebeu o 13º Prêmio Cultural Liberatum, que teve como pautas principais a bioeconomia circular e uma homenagem ao Cacique Raoni Metuktire, líder do povo Kayapó e ambientalista brasileiro. A iniciativa também promove o debate acerca da preservação da Amazônia e meio ambiente, reunindo grandes nomes internacionais da arte e do ativismo, além de empresários, cientistas e celebridades. Durante o evento, Raoni recebeu uma honraria em reconhecimento do seu importante papel na representação dos indígenas e na defesa dos direitos dos povos originários.

Uma das anfitriãs do evento foi a cantora Anitta, que destacou a importância de valorizar a voz de Raoni. “Esta premiação foi uma forma de agradecer pela sua coragem, pela sua voz e por manter viva a esperança de que ainda há tempo, se aprendermos a ouvir aqueles que sempre souberam cuidar”, disse a carioca nas redes sociais.

Ainda na capital inglesa, outro momento de destaque foi o encontro do Cacique Raoni e Anitta com o Rei Charles III, que é fundador da Liberatum, instituição de diplomacia global que realiza a premiação. Acompanhados de outras lideranças indígenas, os três conversaram sobre a importância da Amazônia e do meio ambiente, principalmente no que tange a sua proteção.

“Numa humanidade que agora sofre as consequências de suas próprias escolhas, os povos indígenas e sua relação com a natureza nos lembram que proteger a floresta é garantir a vida e o futuro. Agradecemos a Vossa Majestade por ouvir esta importante mensagem”, afirmou Anitta.

Rei Charles, Raoni Metuktire e Anitta. Foto: Ian Jones
Rei Charles, Raoni Metuktire e Anitta. Foto: Ian Jones
Rei Charles, Raoni Metuktire e Anitta. Foto: Ian Jones

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify