Audiovisual. Foto: Reprodução.

Sistematizando informações sobre financiamento, produção, distribuição, exibição, formação e trabalho do audiovisual na Bahia, o “Anuário do Audiovisual Baiano 2019/2020” será lançado no dia 28 de abril (quarta-feira), às 18h30, no canal do NordesteLab no YouTube.

A publicação virtual é uma produção do Observatório do Audiovisual Baiano e apresenta um panorama do ano anterior à pandemia, 2019, e dados preliminares de 2020, já em contexto pandêmico, apontando impactos e desafios enfrentados na realidade atual. 

A perspectiva é construir um dispositivo que permita um acompanhamento contínuo do setor, com atualização anual, para identificar as potencialidades de desenvolvimento em paralelo às fragilidades consequentes das crises – neste momento, evidenciadas pela descontinuidade de políticas públicas e pelas circunstâncias da Covid-19.

O mapeamento de campos profissionais é fator estratégico e essencial para o seu crescimento, tanto para profissionais e pesquisadores quanto para o poder público e a formulação de políticas realistas, adequadas e eficientes. É, também, um diagnóstico para avaliação dos próprios resultados das ações de fomento promovidas.

Variadas iniciativas neste sentido vêm sendo implementadas no Brasil, mas ainda anseiam por maior regularidade, aprimoramento e estabilidade, em especial em termos metodológicos e do olhar mais regionalizado para a produção de dados.