Soro anti-Sars-CoV-2. Foto: Reprodução.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta terça-feira (25) o início dos testes clínicos do soro anti-Sars-CoV-2 em humanos. O produto é desenvolvido pelo Instituto Butantan e esta será a primeira vez que será aplicado em voluntários humanos. A expectativa do Instituto é de que o Soro possa reduzir a letalidade e a gravidade da Covid-19.

O pedido foi protocolado pelo Butantan ainda no mês de março, junto à apresentação dos resultados dos testes em animais, como coelhos e camundongos, nos quais o soro demonstrou a redução da carga viral e amenização da inflamação causada pelo coronavírus.

A Anvisa concedeu autorização para o inicio dos testes em humanos, mas mediante a assinatura do Butantan em um Termo de Compromisso, no qual o Instituto deve apresentar dados complementares da pesquisa que ainda não haviam sido entregues.

“A avaliação da proposta de pesquisa foi feita integralmente pela Anvisa, sem a participação de outras agências estrangeiras, já que as fases inicias de testes clínicos do soro serão feitas apenas no Brasil” informou a agência.