Na última quarta-feira (24), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou um novo painel para consulta de preços de medicamentos comercializados no Brasil. Com isso, a entidade busca facilitar a consulta dos valores máximos autorizados pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). Dentro da nova ferramenta, os consumidores também poderão fazer consultas mais específicas, utilizando o nome do medicamento, o princípio ativo ou o número de registro.
É importante ressaltar que farmácias e drogarias, assim como laboratórios, distribuidores e importadores, não podem cobrar acima do preço permitido. Caso o consumidor perceba que um estabelecimento está comercializando um medicamento com o preço acima do máximo, a Anvisa recomenda encaminhar uma denúncia para a Câmara de Regulação.
“Destaca-se que, considerando a obrigatoriedade de cumprimento dos preços-teto definidos pela CMED e registrados no Sistema de Acompanhamento do Mercado de Medicamentos, o painel tem como objetivo auxiliar a consulta de preços de medicamentos, mas não substitui as listas oficiais de preços de medicamentos publicadas mensalmente”, comunicou a Anvisa, em nota. Para utilizar o recurso, basta acessar a plataforma.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.