Gravação da websérie "Um cromossomo a mais, nenhuma pessoa a menos". Foto: Divulgação/Apae Salvador.
Gravação da websérie “Um cromossomo a mais, nenhuma pessoa a menos”. Foto: Divulgação/Apae Salvador.

Para celebrar o Dia Mundial da Síndrome de Down, que acontece nesta terça-feira (21), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) Salvador lançou uma campanha institucional para destacar a autonomia buscada pelas pessoas com a síndrome. Com parceria da entidade Ser Down, a iniciativa “Faça com a gente, não pela gente” e já circula nos meios de comunicação.

A agenda da Apae inclui atividades, palestras, rodas de conversa, apresentações artísticas e o lançamento da websérie “Um cromossomo a mais, nenhuma pessoa a menos“. O projeto audiovisual traz três episódios com profissionais e pessoas com Síndrome de Down atendidas na Apae Salvador para mostrar o cotidiano e a importância das ações integradas nas áreas de assistência social, educação e saúde.

“A promoção da autonomia entre as pessoas com a Síndrome de Down, respeitando as condições de cada uma dessas pessoas, é uma das prioridades no trabalho da Apae Salvador. Por isso, investimos em educação, capacitação, inclusão social, desenvolvimento psicomotor, entre outras vertentes que ajudam no desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida deles”, destaca Derval Evangelista, presidente da associação.

Nesta segunda-feira (20), os pacientes do Centro Especializado em Reabilitação (CER II) participaram da ação “Brincar no Labirinto Mágico”, no Salvador Norte Shopping. Hoje, às 8h os jovens da unidade São Joaquim da Apae Salvador estiveram na abertura da programação, onde aconteceram conversas com assistente social e psicóloga e a apresentação da coreografia “Ilê”, por Nádia Reis e Daniel do Carmo, integrantes da cia de dança Opaxorô.

Às 9h, acontece o passeio “Nosso Encontro”, no Parque da Cidade, com pacientes do CER II, e às 10h30, educandos do Centro Educacional da Apae Salvador (CEDUC) fazem uma visita ao Museu Cidade da Música. A programação completa pode ser conferida com a Apae Salvador e inclui atividades simultâneas para diferentes públicos.

Gravação da websérie "Um cromossomo a mais, nenhuma pessoa a menos". Foto: Divulgação/Apae Salvador.
Gravação da websérie “Um cromossomo a mais, nenhuma pessoa a menos”. Foto: Divulgação/Apae Salvador.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.