Apae Salvador na Exposição Trem das Cores. Foto: Divulgação/Apae Salvador.

Na última quinta-feira (04), os usuários do Centro de Reabilitação (CER) da Apae Salvador participaram de uma visita guiada com oficina à “Exposição Trem das Cores“, uma produção por artistas autistas do Ateliê Criativo de Artes Visuais. A mostra está sediada no Shopping Piedade, na capital baiana, e terá mais duas edições na próxima terça (09) e quinta-feira (11), em comemoração ao Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo.

A coleção conta com 2 telas, de oito artistas plásticos com deficiência intelectual, atendidos pela Associação, na Unidade São Joaquim. Antônio Marques, coordenador de artes da Apae Salvador, conta que o nome da exposição faz referência à canção “Trem das Cores” do músico baiano, Caetano Veloso.

Segundo ele, durante um processo de sensibilização musical em sala de aula, os artistas manifestaram o desejo de transformar a música em imagem. “O referido processo buscou despertar a sensibilidade musical e se deu a partir da audição, sob a orientação de deixar-se levar pela melodia, pelo som, sem dar atenção à letra, nem à mensagem verbal, o que trouxe leveza e bem-estar, pois a melodia é bem suave e alegre”, explica.

Apae Salvador na Exposição Trem das Cores. Foto: Divulgação/Apae Salvador.
Apae Salvador na Exposição Trem das Cores. Foto: Divulgação/Apae Salvador.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitter,   FacebookInstagramLinkedIn e Spotify.