Nesta sexta-feira (19), uma falha nos sistemas operacionais da CrowdStrike – empresa de segurança virtual prestadora de serviços para grandes grupos como Microsoft – foi a responsável por causar um apagão cibernético em grande parte do mundo. Mesmo com o problema corrigido, a falha afetou vários setores no Brasil, gerando transtornos em diversos serviços. No judiciário, o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou os serviços eletrônicos, como o site do Supremo e sistemas judiciais, foram interrompidos mas que tudo já foi restabelecido, por volta das 7h.
Durante todo o dia, usuários do Bradesco tiveram dificuldades em acessar os serviços. No aplicativo do banco, pela manhã, apresentava a mensagem: “Em virtude de um apagão cibernético global, alguns canais digitais do Bradesco apresentam indisponibilidade”. Em nota, a instituição informou que está trabalhando para reestabelecer a situação. Agências e terminais de autoatendimento apresentaram lotação e fila.
“As demais [instituições financeiras] estão em avançado estado de normalização e trabalhando para garantir o funcionamento de seus serviços rapidamente”, informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
No setor aéreo, vários passageiros sofreram com o atraso nos voos e problemas no check-in. Em nota, a Azul Linhas Aéreas informou que, devido à intermitência no serviço global do sistema de gestão de reservas, alguns voos podem sofrer atrasos pontuais. Para evitar dificuldades no check-in, que apresenta instabilidade, a empresa recomenda chegar com antecedência e se dirigir aos balcões de atendimento.
O Aeroporto Internacional de Brasília sofreu pouco impacto, restrito a voos da Azul. Até as 11 horas de hoje, cinco voos da empresa decolaram com atraso. No Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, ocorreram alguns problemas devido à intermitência no sistema de check-in. Já no Aeroporto de Salvador, não houve registro de grandes ocorrências.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify