Com países responsáveis por 70,6% do PIB global se comprometendo a zerar suas emissões líquidas de carbono até 2050, oportunidades surgem para países e empresas, principalmente de mineração, isso porque, para deter o aumento de temperatura do planeta, é preciso mudar esse setor.
Com tecnologias cada vez mais demandando minerais como cobre, lítio e níquel (usados na fabricação de baterias), as mineradoras já avisam que não darão conta de oferecer todas essas commodities na quantidade necessária e uma escassez é esperada para os próximos anos.
Nesse contexto, a Companhia Vale do Paramirim (CVP), do geólogo e empresário JC Cavalcanti, responsável pela descoberta da Província Mineral do Vale do Paramirim, no sudoeste da Bahia, está encontrando no estado uma grande reserva de cobre e ouro, bem como lítio. Em breve, a empresa será uma fornecedora dessas commodities minerais. O vice-governador do estado, João Leão, inclusive, levou recentemente para a Europa os projetos da CVP para apresentar a grandes investidores internacionais.