O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, e o procurador-geral da República, Augusto Aras, se encontraram na manhã desta sexta-feira (6) para discutirem a crise institucional do país. A reunião acontece após o pronunciamento de Fux cancelando, por ora, uma conversa com os representantes dos três Poderes. De acordo com o ministro do STF, não há clima para um diálogo após reiterados ataques do presidente Jair Bolsonaro ao Judiciário brasileiro.
O encontro entre Aras e Fux durou cerca de 50 minutos. Eles não falaram com a imprensa após a reunião. Em nota, o STF informou que ambos reconheceram a importância do diálogo entre as instituições. “Considerando o contexto atual, o ministro Fux convidou Aras para conversar sobre as relações entre o Judiciário e o Ministério Público. Ambos reconheceram a importância do diálogo permanente entre as duas instituições”, diz o texto divulgado pelo STF.
Na última quinta-feira (5), o ministro Fux, em pronunciamento acentuado, repudiou os ataques proferidos pelo presidente Bolsonaro ao ministro Luís Roberto Barroso (presidente do Tribunal Superior Eleitoral), e ao ministro Alexandre de Moraes. “O presidente da República tem reiterado ofensas e ataques de inverdades a integrantes desta Corte. Sendo que, quando se atinge um dos integrantes, se atinge a Corte por inteiro”, disse Fux.