Com tantas ofertas de podcasts disponíveis nas plataformas digitais, é cada vez mais difícil se destacar no mercado e garantir um espaço para seu produto. Após a popularização do modelo, muitos produtores tiveram que se reinventar e criarem novas maneiras de contribuir com algo novo para o cenário, sendo assim, trazendo um diferencial, ou roupagem nova. Com isso, em conversa com o Anota Bahia, o advogado, Leandro Santos, e a arquiteta, Daniela Alencar, apresentadores do Tagcast, nos conta sobre os desafios de realizar o material audiovisual com qualidade e originalidade.
Segundo Daniela, o Tagcast surgiu como uma união de vontades em um único projeto. Assim, a arquiteta juntou sua facilidade em se comunicar, com o desejo de sua amiga, Priscila Lordello, em empreender com produções. Isso tudo ainda se fundiu com a vontade de Luiz Alberto Viana, namorado de Priscila, em montar um estúdio para gravações e edições. “Um projeto que ele havia iniciado na pandemia, com a aquisição de equipamentos de filmagem, mas não havia levado adiante”, revela Daniela. Em seguida, alguns meses depois, Leandro Santos, conhecido como Léo San, se juntou a equipe com seu ar comunicativo e criativo. “Amigo de faculdade de Luiz e Priscila, ele já demonstrava nas redes sociais sua facilidade em criar conteúdos engraçados e conversar com as pessoas”, conta Daniela.
As plataformas digitais estão cheias de opções e produtos diversos. O “boom” dos podcasts faz com que quem planeja entrar no mercado, tenha que traçar uma boa estratégia para conseguir um espaço dentro do cenário. Diante disso, Daniela reforça que o melhor caminho para buscar destaque e notoriedade, em meio a tantos produtos, é ser original. “Parece clichê, e é, mas se você faz o seu de forma natural, com o que se identifica, o público vai enxergar a essência do programa, se identificar e permanecer”, afirma a apresentadora. Segundo Léo San, também é muito importante saber a forma que a comunicação será feita ao público, escolhendo bem o tom do conteúdo. “A gente também aposta em conversas leves e bem humoradas”, expõe.
Entretanto, mesmo após ganhar espaço no mercado e ter uma audiência solidificada, é preciso trabalhar e planejar para manter em evidência. Para tanto, Léo ressalta que ter atenção no que está acontecendo, no que está em alta e na tendência do mercado é vital para os podcasts. “Na internet tudo é muito rápido e as oportunidades são muitas e ao mesmo tempo, se você não está focado perde a consistência”, finaliza o advogado e apresentador do Tagcast.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.