GAM Arquitetos. Foto: Paola y Renato.

Arquitetos e designers de interiores baianos estão participando da Mostra Conceito Hotéis, no Gorges Hotel Residence, na Rua Chile. Os profissionais assinaram projetos com vista para a Baía de Todos os Santos sem perder a essência da brasilidade e baianidade. A exposição, idealizada por Andrea Velame, acontece até esta sexta-feira (15).

Depois de comemorar o sucesso da V Mostra Casas Conceito, que movimentou a primeira rua do Brasil celebrando o tema ‘Memórias’ durante os meses de agosto e setembro deste ano, Andrea seguiu debruçada sobre a Mostra Conceito Hotéis. A partir do tema ‘Brasilidade’, o hotel residence tem suas 12 suítes presidenciais, com áreas de até 145m2, cada, além de lobby, rooftop e restaurante com vista a Baía de Todos-os-Santos, assinadas por grandes nomes do mercado

Participam da Conceito Hotéis: Rogério Menezes, Danilo Cajaiba, Erla Ribeiro, Gabriela Giannotti, Viviane Vieira, Primo Arquitetura, Ivan Rocha e Carlos Pinillos, Gabriel Magalhães, Marlon Gama, Daniela Lopes, Marcus Barbosa, Nathália Velame, Flávio Moura e Gam Arquitetos.

Conheça agora alguns detalhes de cada ambiente.

Gabriel Magalhães propõe conforto, identidade e contemplação

Para desenvolver o seu projeto na Conceito Hotéis, Gabriel Magalhães tinha como premissa inicial criar um espaço que não suplantasse a visão para a Baía de Todos os Santos, sem perder de vista o sentimento de baianidade e brasilidade, do tema da Mostra. Com isso trazendo para seu apartamento uma essência jovem, alegre e despojada, características do seu trabalho, o arquiteto trouxe como destaque a presença vibrante da cor ocre nas paredes e teto, passando pela utilização de biribinhas até a pintura que retrata a cultura indígena. A relação da paisagem com o espaço interno do apartamento é muito forte, de modo que os detalhes foram pensados para que nada atrapalhasse a contemplação da vista. Para isso, toda a sala tem tons claros, móveis baixos e todos os elementos decorativos estão abaixo da linha de visão do observador. O tom vibrante também foi escolhido para os armários da cozinha. Para os quartos, a ideia foi manter a relação de tranquilidade e calma, nos tons claros e nas escolhas de materiais que transmitissem acolhimento. Na sala, atenções voltadas para uma parede inclinada, não existente originalmente. Ela serviu para reduzir um pouco a sensação de corredor e deixar a sala com menos arestas. Além da cor vibrante, o espaço traz um nicho que faz a função de bar.

Gabriel Magalhães. Foto: Gabriela Daltro.
Gabriel Magalhães. Foto: Gabriela Daltro.

Cantoá: Flávio Moura celebra essência brasileira em apartamento

Embalado pelo som dos pássaros, Flávio Moura apresenta seu projeto na Conceito Hotéis, que se materializa como um verdadeiro refúgio, tecendo uma atmosfera de liberdade e conexão com a natureza. De acordo com o arquiteto, Cantoà, como foi batizado o projeto, extrapola a definição de suíte, é o refúgio do encanto, o abraço acolhedor da autenticidade tropical. Tendo a natureza com principal fonte de inspiração, o projeto ganha destaque através do verde e dos elementos naturais, se conectam com a deslumbrante vista-mar para a Baía de Todos os Santos, traduzindo charme e essência brasileira, o que está presente desde a escolha de materiais e mobiliário, até a produção. O conceito do projeto, que celebra a essência do Brasil com o tropicalismo da Bahia de forma lúdica, com uma suíte master sofisticada e carregada de história.

Flávio Moura. Foto: Xico Diniz.
Flávio Moura. Foto: Xico Diniz.

Old Bahia: Daniela Lopes aposta na essência clássica e atemporal para apartamento

Emoldurada pela vista estonteante da Baía de Todos os Santos, a Suíte Old Bahia, que leva a assinatura da Designer de Interiores Daniela Lopes, reflete elegância e faz menção a muitos elementos da “Velha Bahia”, que fazem parte da nossa história . O projeto, que tem uma essência clássica e atemporal, traz sofisticação através do uso de madeira escura, contrastando com estofados em capa branca e tonalidades naturais, traduzindo um ar de descontração que ganham um destaque ainda maior através de uma curadoria artística de olhar apurado, que traz um magnetismo para além da vista. Daniela, trouxe para suítes, um revestimento nas paredes para dar acolhimento e sofisticação , e traduzindo definitivamente o cuidado da profissional na realização de cada projeto.

Daniela Lopes. Foto: Xico Diniz.
Daniela Lopes. Foto: Xico Diniz.

Viviane Vieira celebra brasilidade com projeto que valoriza a arte local

Para criar o seu ambiente na Mostra Conceito Hotéis, a arquiteta Viviane Vieira apostou em um design funcional e atemporal, que mergulha na Brasilidade através da valorização da produção artística local. No contraste entre o grafite das paredes e teto, com nuances de verde, a profissional deixou o protagonismo de seu projeto para as peças em 100% de cerâmica da Cores da Terra, da artista plástica Selma Calheira. Com isso, representando a força da argila nacional. A suíte traz uma seleção de cores e peças feitas com matéria-prima que, graças a sua versatilidade, pode ser encontrada em distintos processos produtivos: na medicina alternativa, cosmetologia, na construção civil, e com certeza nos tantos outros mercados, como a peça Homem de Barro, de 1,70m figura na varanda do apartamento. Arrematando a decoração do espaço, destaque o trabalho de Guto Barros, que vestiu as paredes com suas belas e significativas fotografias autorais, através de imagens feitas especialmente para homenagear e enaltecer junto com todo o projeto a brasilidade que as texturas da argila brasileira possuem.

Viviane Vieira. Foto: Paola y Renato.
Viviane Vieira. Foto: Paola y Renato.

Apartamento super solo, assinado por Rogério Menezes convida à contemplação

Pensado para moradia de curta ou longa estadia, o apartamento 101 da Mostra Conceito Hotéis, assinado pelo arquiteto Rogério Menezes, foi desenvolvido com todo o requinte e funcionalidades que exigem as normas de hotelaria. Batizado Super Solo, uma analogia ao subsolo, onde está localizado, o ambiente de 105,00m2 layout orientado para a varanda, e foi pensado para maximizar o conforto ambiental e proporcionar contato com a vista para a Baía de Todos os Santos. Ao entrar no Super Solo o morador é recebido com uma cozinha em laminado freijó com equipamentos embutidos nos armários. Um biombo/cabeceira desenhando pelo Estúdio RM em gesso e ráfia exerce o papel de divisão entre closet e dormitório, dando privacidade para o morador e suas bagagens. Na varanda com piscina o destaque é para a vista da Baía e para o Forte São Marcelo, cenário que ganha ainda mais destaque devido à utilização de espelhos na fachada para ampliar o ângulo de visualização. Neste espaço o par de chaises Maresia da Dona Flor Mobilai oferece momentos de contemplação e contato com a natureza. Rogério apostou em revestimentos em tramas naturais, madeiras claras e escuras e uma seleção de peças que valorizam a cultural local.

Rogério Menezes. Foto: Xico Diniz.
Rogério Menezes. Foto: Xico Diniz.

Nathalia Velame aposta na sofisticação despretensiosa de quem vive à beira mar

A Bahia é leveza, é abraço, é aconchego. Com essa inspiração, a designer de interiores Nathália Velame, mergulhou nas referências da sua origem para apresentar o projeto “A. Maré”, um apartamento com DNA baiano para quem ama contemplar o belo, o design e a natureza, e não abre mão de se encantar por um mar de histórias que surpreende a cada dia, do nascer ao pôr-do-sol. O ambiente foi pensado para transmitir um clima leve e acolhedor, valorizando conforto e funcionalidade. Um dos seus destaques é um bar desenhado com volumes curvos, que recebe uma seleção de bebidas especiais e ganham destaque através da iluminação indireta, convidando os moradores a celebrar a vida e desfrutar do espaço. O toque de Brasilidade, foi representado por uma seleção de objetos garimpados na Feira de São Joaquim, em Salvador, de lá foram escolhidos cestarias, e peças em barro que garantem mais personalidade ao projeto. A suíte principal procura traduzir uma desconstrução do previsto, trazendo a cama para o centro do quarto, como principal protagonista daquele ambiente, uma cabeceira de 4 metros, sem emendas mostra uma inspiração dos muxarabi.

Nathalia Velame. Foto: Tarso Figueira.
Nathalia Velame. Foto: Tarso Figueira.

Marcus Barbosa aposta em formas geométricas e detalhes marcantes

O arquiteto Marcus Barbosa trouxe um traço marcante nos projetos do seu escritório, a utilização de formas geométricas, bem como, tons sóbrios e uma valorização à arquitetura e ao bem viver. O projeto no Ed. Gorges ganha destaque com o mobiliário assinado por designers brasileiros, em especial a poltrona Beg, de Sérgio Rodrigues, no tom coral, além de outros detalhes como a mesa e jantar triangular que refletem a linguagem autoral que são características do seu trabalho. Outro ponto de cor ficou por conta das obras de arte assinadas pelo artista visual Kiolo, que se misturam aos elementos naturais do ambiente e da vista para a Baía de Todos os Santos. Chama atenção também, a parede revestida em madeira na tonalidade clara, que traz aconchego e valoriza o projeto luminotécnico do apartamento. As tonalidades neutras, presentes em sofás em capa e peças de design pontuais, trazem o equilíbrio perfeito para quem coleciona histórias.

Marcus Barbosa. Foto: Tarso Figueira.
Marcus Barbosa. Foto: Tarso Figueira.

Erla Ribeiro e Gabriela Giannotti apostam no aconchego sofisticado para a Suíte Baianidade

Como o próprio nome sugere, a Suíte Baianidade, assinada pelas arquitetas Erla Ribeiro e Gabriela Giannotti, traz na sua essência a inspiração da Bahia e todo seu charme acolhedor para encantar moradores e visitantes. Um dos grandes desafios da dupla para a execução da suíte, foi um pilar, localizado na entrada do living, que impulsionou uma solução super descolada, e que deu um charme ainda maior para o espaço: uma marcenaria personalizada e detalhada, tirando um partido brilhante na utilização do espaço. O Conforto, elegância e bem viver associados a leveza das arquitetas foi materializado através de um ambiente feito em tons neutros, com móveis da Home Design, e materiais naturais, que ajudaram a garantir um clima aconchegante, que se torna ainda mais especial para os momentos de contemplação da paisagem natural da vista.

Erla Ribeiro e Gabriela Giannotti. Foto: Xico Diniz.
Erla Ribeiro e Gabriela Giannotti. Foto: Xico Diniz.

GAM Arquitetos assina áreas comuns trazendo identidade e funcionalidade

A GAM Arquitetos, conduzida Guido Ramos, Anna Fernandes e Marcelo Bezerril, tiveram uma grande missão para a primeira edição da Conceito Hotéis. O trio foi responsável pelo projeto executivo da e também assinou os ambientes comuns do projeto, como o Rooftop, o Restaurante e o Lobby da Mostra. Para o Lobby e Restaurante, a GAM apostou no resgate ao estilo Art Decó, com a utilização de madeira escuro, iluminação elegante, formas curvas e toques de dourado. Em contraponto, e como marco da Brasilidade, o escritório abusa de materiais naturais como palha, cerâmica, pedras e muito artesanato, o último, retratado também nas obras de arte de Armando CR e Kiolo. O Rooftop do edifício, onde está localizado o Restaurante Atarah, é um convite à contemplação da Baía de Todos-os-Santos. Madeira natural no piso e paredes, paisagismo tropical e uma piscina em quartzito verde foram as escolhas para tornar o ambiente

GAM Arquitetos. Foto: Paola y Renato.
GAM Arquitetos. Foto: Paola y Renato.

Carlos Pinillos e Ivan Rocha investem nas texturas da Bahia

As texturas da Bahia são as protagonistas deste projeto assinado por Carlos Pinillos e Ivan Rocha na Mostra Conceito Hotéis. Os profissionais utilizaram desde cestarias, crochê, macramê, até as fotografias de rendas, búzios, contas e brilho, em cliques de Xico Diniz, que enaltecem a cultura das Baianas e seu sincretismo religioso. Em uma base neutra, o projeto dá lugar também a pontos de cores bem posicionados, e um paisagismo que se integra e agrega demais ao projeto.

Carlos Pinillos e Ivan Rocha. Foto: Xico Diniz.
Carlos Pinillos e Ivan Rocha. Foto: Xico Diniz.

Danilo Cajaíba apresenta studio inspirado em grandes artistas brasileiros

Para executar seu projeto, o arquiteto Danilo Cajaiba se inspirou nos grandes designers, arquitetos e paisagistas do nosso país, para trazer uma proposta sofisticada ao ambiente com nuances de verde e azul, que se misturam às cores da Baía de todos os Santos. O profissional traz um Studio com uma pegada extremamente intimista decorado em tons mais escuros, junto à utilização de marcenaria ebanizada e bancadas em pedras naturais, fazendo um contraste harmônico com as referências naturais do mar e das plantas. Danilo elegeu como principal protagonista do seu ambiente, os clássicos de Sérgio Rodrigues, maior desenhador de móveis do país, trazendo uma Bahia contextualizada entre a arte, o design e a arquitetura. Além disso, o arquiteto apostou em uma cozinha contemporânea com linhas retas e minimalistas, expondo somente o necessário para o dia a dia. As linhas curvas de Niemeyer, o design atemporal de Sérgio Rodrigues e as espécies tropicais de Burle Marx, juntos traduzem o tema Brasilidade sob uma ótica extremamente clássica e sofisticada. Para arrematar, o espaço ganha obras do artista visual Kiolo, representando a cultura baiana com fotos das festas de Irmandade da Boa Morte, em São Gonçalo dos Campos, e de Yemanjá, no Rio Vermelho.

Danilo Cajaíba. Foto: Tarso Figueira.
Danilo Cajaíba. Foto: Tarso Figueira.

Primo Arquitetura aposta no minimalismo elegante

A Primo Arquitetura apostou no minimalismo elegante que ganhou destaque através do design brasileiro. Assinado pela dupla Alexandre Martins e Guilherme Magalhães, a suíte traduz a essência do escritório, tanto na disposição do layout; prático, fluido e amplo, quanto na paleta de cores, que traz tons neutros com uma coloração principal que se repete em diferentes texturas: o rosé. Ainda no living, todas as paredes ganharam revestimento em tecido, um linho na tonalidade cinza, emoldurado com requadros em lâmina de madeira natural (nogueira) que compõem um grande painel. A dupla utilizou materiais naturais, como o couro e a madeira, mesclados com elementos como a palhinha, presente nos banquinhos dispostos como apoios ao redor do layout, e a pedra natural, presente em toda bancada e ilha da cozinha em mármore Calacatta Lotus, que tem ranhuras e texturas também na tonalidade rosé, que completam a harmonia do ambiente. O ambiente é explorado com uma madeira mais “escura”, para provar que ela pode ser mais fechada e ao mesmo tempo não perder o aconchego e a nobreza que materiais mais sóbrios podem trazer. Nas paredes da cozinha, circulação que leva as áreas íntimas (as duas suítes), paredes das suítes e todo teto, trazem uma textura neutra na tonalidade branca.

Primo Arquitetura. Foto: Gabriela Daltro.
Primo Arquitetura. Foto: Gabriela Daltro.

Elegância e sofisticação marcam projeto de Marlon Gama

Leveza e conforto, aliados à mobiliário atemporal e obras de arte impactantes, foram as escolhas de Marlon Gama para o seu ambiente na Mostra Conceito Hotéis, o primeiro prédio retrofitado como residencial com serviço de Hotéis 5 estrelas. O arquiteto optou por uma linguagem contemporânea, associada a móveis de design e características do DNA dos seus projetos, elegância e sofisticação sem excessos.

Marlon Gama. Foto: Gabriela Daltro.
Marlon Gama. Foto: Gabriela Daltro.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle Notícias,  Twitter,  FacebookInstagramLinkedIn e Spotify.