
O artesanato baiano ganha destaque na São Paulo Fashion Week (SPFW) 2025, com a participação de 32 artesãs de Maragogipinho, distrito de Aratuípe, reconhecido como o maior polo cerâmico da América Latina. As criadoras desenvolveram biojoias em cerâmica que compõem os looks da marca Meninos Rei, que serão desfilados nesta quinta-feira (16).
A iniciativa integra um projeto da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre), por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato, voltado à modernização do patrimônio cerâmico local e ao fortalecimento da economia criativa. As artesãs participaram de um programa formativo de 100 horas, que combinou técnicas tradicionais e design contemporâneo, sob consultoria dos estilistas Céu e Júnior Rocha, da Meninos Rei. Após o desfile, as peças passarão por curadoria e serão disponibilizadas para comercialização.
Esta é a segunda colaboração entre a Setre e a Meninos Rei na SPFW. Em 2024, artesãs do Quilombo Pitanga dos Palmares apresentaram acessórios produzidos com piaçava e madeira, com todas as peças vendidas após o evento. Em continuidade às iniciativas, Maragogipinho sediará, entre 14 e 16 de novembro, a 3ª edição do Festival de Cerâmica, que neste ano tem como tema “A força do artesanato das mulheres de Maragogipinho”, destacando o papel das ceramistas na preservação e renovação das tradições locais.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify