O deputado Arthur Lira (PP-AL) foi reeleito nesta quarta-feira (1º) para mais dois anos na presidência da Câmara dos Deputados por 464 votos. Em seu quarto mandato na Casa, o parlamentar afirmou que, entre as prioridades de sua gestão, está a aprovação da reforma tributária.
Concorrendo com Lira, o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) recebeu 21 votos e o deputado Marcel Van Hatten (Novo-RS) teve 19 votos. O parlamentar reeleito contou com apoio de 20 partidos: PT, PCdoB, PV PL, União Brasil, PP, MDB, PSD, Republicanos, PSDB, Cidadania, Podemos, PSC, PDT, PSB, Avante, Solidariedade, Pros, Patriota e PTB.
“Podemos ter adversários, mas não somos inimigos uns dos outros. Essa vai ser a tônica da Câmara nos próximos anos”, disse Lira em seu discurso, após a vitória. O deputado também afirmou que, se eleito, não concordará “passivamente” com a invalidação dos atos, por recursos da minoria, em Tribunais Superiores.
Arthur Lira criticou os atos de vandalismo contra o Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal (STF) e Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro. “Esta Casa não acolherá, defenderá ou referendará nenhum ato, discurso ou manifestação que atente contra a democracia. Quem assim atuar, terá a repulsa deste Parlamento, a rejeição do povo brasileiro e os rigores da lei. Para aqueles que depredaram, vandalizaram e envergonharam o povo brasileiro haverá o rigor da lei”, assegurou.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.