TikTok-Anota-Bahia
TikTok. Foto: Reprodução.

Com 1 bilhão de usuários ativos no mundo, o TikTok ganhou ainda mais projeção em 2022. Segundo o estudo Creators e Negócios, da Youpix, o aplicativo teve um crescimento de 221% no número de anunciantes na América Latina no último ano, sendo grande parte disso vinda do Brasil. Com conteúdo de curta duração e em grande quantidade, esse tem sido o formato de conteúdo escolhido por grandes marcas.

O TikTok é a resposta precisa para a evolução da tecnologia e conectividade que temos hoje. Com o 5G e aparelhos celulares cada vez mais potentes, o vídeo se tornou um meio muito mais simples, barato e fácil de produzir do que era há alguns anos. Além disso, o aplicativo surfou e vem surfando uma onda de popularidade com a geração Z e Alpha, que são os maiores criadores e consumidores de conteúdo de todos os tempos, gerando uma audiência enorme, com hype e velocidade sem precedentes.

Com vídeos rápidos, as marcas podem ter impactos massivos na sua audiência, mas só se souberem se comunicar da forma mais correta. Caso isso não aconteça e ocorra uma comunicação de forma ‘tradicional’ podem sofrer um efeito inversamente proporcional, afastando o consumidor. Mais que uma tendência, a plataforma já é uma realidade para as empresas que trabalham com comunicação de vanguarda. Se você não está no TikTok, está atrasado.

E a resposta para essa pergunta é que o aplicativo certamente será relevante nos próximos anos e também sofrerá grandes mudanças e atualizações. Essa é, inclusive, a realidade de todas as plataformas de comunidades digitais, uma vez que  estão em constante mudança. Portanto, fomentar negócios no longo prazo no TikTok, anda lado a lado com atualizações, investimentos e pivotagem.

O presente e o futuro da comunicação das marcas não deve ser sobre concentrar esforços ou investimentos em uma só plataforma,  mas entender que seu público está em todas elas, em proporções e necessidades diferentes. 

*Por Kim Nery, CCO e diretor de Criação da Pira.

Kim Nery. Foto: Felipe Max.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.