Milena-Ferreira-Anota-Bahia
Milena Ferreira. Foto: Divulgação.

A partir de 24 de agosto, às 19h, a RV Cultura e Arte apresenta a primeira exposição individual da baiana Milena Ferreira, com obras inéditas e texto de Galciani Neves. Em “Vestígios”, a artista parte de uma pesquisa centrada em casas onde viveu e nas ruínas da região do centro histórico de Salvador.

No projeto, Milena avança sua pesquisa plástica iniciada em 2019 com experimentos gráficos em torno da gravura, especialmente com matrizes em metal e embalagens de Tetra Pak. Agora, ela inclui trabalhos em desenho, colagem, pintura e escultura, explorando ainda o uso de suportes e materiais coletados.

Na série “Vestígios”, que empresta título a exposição, Milena cria um conjunto de objetos em cimento a partir de material de descarte das demolições irregulares promovidas na Comunidade do Tororó. Já em “Habitar é obra”, a artista sugere uma composição coletiva em acrílica sobre azulejo, na qual convida pessoas a olhar para dentro de suas próprias casas e descobrir relações plásticas entre si e o lugar que habitam.

“A estética da ruína sempre esteve presente nos meus trabalhos, principalmente como lugar de memória. A partir dessa ideia, fiz algumas coletas pela cidade, em locais que foram abandonados e/ou demolidos, dirigindo um olhar atento sobretudo aos pequenos elementos que compõem o cotidiano desses espaços”, comenta a artista.

Confira algumas das obras expostas:

Escultura em cimento e fragmento de tijolo. Foto: Divulgação.
Textura e sentimento. Colagem (tinta, massa acrílica e reboco) sobre papel 100% algodão. Foto: Divulgação.
Habitar é obra. Acrílica sobre azulejo. Foto: Divulgação.
Despejo. Giz pastel seco sobre papel. Foto: Divulgação.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.