Roberto Lisboa. Foto: Divulgação

O artista plástico baiano, Roberto Lisboa, está apresentando sua exposição “Si tu no estás” na Trinta Galeria de Arte Contemporânea, em Santiago de Compostela, na Espanha. Com encerramento marcado para este domingo (30), o artista nascido em Juazeiro, na Bahia, alcançou bastante sucesso no país europeu, cativando visitantes e personalidades do mundo das artes, como curadores, colecionadores e o diretor do Centro Galego de Arte Contemporânea.

Composta por 35 obras, a mostra conta com um conjunto robusto de trabalhos iniciados no período da pandemia até a suas produções mais recentes. As peças são predominantemente bordadas em linha de algodão sobre tela e tinta acrílica, trazendo uma abordagem visceral e de estética potente. Sua técnica combina campos de cor geométricos e abstratos, refletindo a sua inventividade e a profundidade de suas influências botânicas e culturais. Além disso, a criação destas imagens e temas oferecem um meio de enfrentar o cotidiano num mundo acelerado e distópico.

“A recepção calorosa aqui na Espanha foi emocionante e encorajadora. Estou ansioso para levar minha arte para outros locais. Temos planos para exposições em Salvador, depois de passagens especiais por São Paulo, Paraty no Rio de Janeiro. Também estamos trabalhando em projetos para 2025, incluindo uma coletiva e uma exposição no Norte do Brasil, em Belém, coincidentemente com a COP30”, revelou Lisboa.

O início do trajeto para chegar até “Si tu no estás” começou com seu trabalho “Ainda Rio”, uma exposição virtual planejada para a Galeria Movimento, no Rio de Janeiro, que não foi enviada devido a pandemia. Com isso, junto com o apoio da artista Lanussi Pasquali, do Ativa Ateliê, na capital baiana, Lisboa desenhou a exposição, e parte das obras foi para a Galeria Paulo Darzé, em Salvador. Já em 2022, o portfólio “Ainda Rio” chegou as mãos da galerista Asunta Rodrigues, da Trinta de Arte Contemporânea, que o convidou para preparar um projeto de exposição.

Diante disso, em 2024, após convites para falar sobre o processo criativo da exposição “Ainda Rio” e com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, Lisboa abriu a exposição “Si tu no estás” na Galeria Trinta, encerrando este ciclo no próximo domingo. Vale ressaltar, que o artista continua com obras na galeria Paulo Darzé.

“Si tu no estás”, de Roberto Lisboa. Foto: Divulgação
“Si tu no estás”, de Roberto Lisboa. Foto: Divulgação
“Si tu no estás”, de Roberto Lisboa. Foto: Divulgação

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitter,  Facebook, InstagramLinkedIn e Spotify