O artista urbano brasileiro, Eduardo Kobra, inaugurou um mural de 700 metros quadrados, na cidade de Cotonou, na República de Benin, na África, configurando sua primeira obra no país. Antes da criação da peça, ele realizou uma imersão na cultura e história do país e ficou encantado com a diversidade de religiões, além da tolerância, respeito e harmonia existente entre elas.
Após realizar cerca de 20 esboços, o muralista concluiu que precisaria de um muro com um formato específico e inusitado para o projeto pedido que foi aceito pelas autoridades do país, que construíram o muro para a empreitada. A partir daí, Kobra convidou atores de teatro locais para serem modelos e desenhou doze deles com figurinos que representam religiões.
“São doze pessoas, como referência às doze províncias que formam Benin. Na arte, todos estão de costas, abraçados e olhando para o céu. Nas estrelas, vemos constelações que formam ícones de religiões. Neste mural, ao mesmo tempo em que falamos sobre Benin, também falamos sobre a África, o planeta e a humanidade. Somente com união, tolerância e respeito é que construiremos um mundo melhor”, disse o artista.
Esta é a segunda vez que Eduardo Kobra realiza um mural na África. A primeira foi em 2017, quando esteve na cidade de Blantyre, no Malauí, a convite da cantora Madonna, para pintar três murais, um deles sobre Nelson Mandela, no hospital pediátrico Mercy James Center, construído por ela.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.