
No último domingo (20), a cantora Preta Gil faleceu, nos Estados Unidos, aos 50 anos, após complicações relacionadas ao câncer no intestino, diagnosticado em janeiro de 2023. Preta vinha se tratando com sessões de quimioterapia, cirurgia e cuidados paliativos nos últimos meses. Recentemente, havia sido internada para monitoramento clínico. Filha de Sandra Gadelha e Gilberto Gil, Preta construiu uma carreira marcada por autenticidade, talento e ativismo. Querida pelo meio artístico e empresarial, ela recebe homenagens de diversos nomes culturais da Bahia.
Carlinhos Brown: “Preta Gil, guerreira da alegria. Nos ensinou a viver de peito aberto, com riso no rosto, mesmo diante das tempestades. Cantou, criou, atuou, produziu, iluminou — com alma inteira, com coragem, com generosidade. Sua presença era força e festa, sua voz era farol, seu riso, um abraço coletivo. Preta resiste. Preta persiste. Na memória, na arte, na energia que continua vibrando em nós. Meu afeto profundo aos familiares, ao filho, à neta, aos irmãos e aos pais — em especial, ao meu pai musical, Gilberto Gil, de quem ela herdou musicalidade e amor. Em nome de todos os artistas que te reverenciam, Preta, seguiremos celebrando tua vida com trabalho, afeto e alegria, como você sempre fez. Essa partida, que tanto dói, será honrada com beleza. Te amo, sempre te amarei. Você é eterna em nós”.
Ivete Sangalo: “Meu amor, que caminhada hein! Eu nem sei o que escrever pra vc , porque meu coração tá tão pequenininho. Mas quero lhe dizer que bom que a gente se a encontrou por aqui. Me apaixonei por vc no mesmo instante que nos encontramos. Foi fulminante e ainda é. Não consigo entender essas notícias sobre sua partida. A sua luz tão forte que mesmo com toda essa loucura nos fortalece. Vc tão corajosa minha Pretoca, tão firme e valente. Ah como eu vou sentir sua falta viu. Te amo infinito. Siga meu amor, sem dores, sem tristeza. Siga em paz”.
Luís Miranda: “O verbo no passado não combina com Preta. Ela não é passado, ela é presente, presença. Uma mulher que veio ao mundo com a missão clara de conquistar pessoas. A sua luta e verdade é também a de muita gente, inclusive a minha. A coragem de abrir pro mundo e revelar sua força e fragilidade é rara. Como é triste quando perdemos um farol, Preta veio pra brilhar. Uma mulher forte, corajosa, amável e amadora profissional. Estamos todos impactados com a sua partida. Gratidão, meu amor, gratidão, Pretinha. Meu amor para Gil, Sandra, Flora, Fran, Sol e toda sua família, amigos e fãs”.
Rita Batista: “‘Que distância vai guardar nossa saudade. Que lugar vou te encontrar de novo’. Sinais de Fogo Preta, pra sempre, essa chama acesa no meu coração”.
Érico Brás: “Essa foi a última vez que a gente se encontrou, amiga. A gente sempre ria junto quando se encontrava. E quando fizemos essa foto, a poucos meses atrás, rimos de novo de piadas que só a gente sabia a origem. Agora vou ri no pensamento mas sabendo que você virou uma estrela no céu. Vá em paz. Luz, Preta”.
Margareth Menezes: “Preta, preta, pretinha…Vá em paz, minha querida. Lhe conheci adolescente e de alguma forma lhe vi crescer e vi você se transformar numa das artistas de personalidade mais amada, inspiradora, mais autêntica do nosso país. Seu jeito livre de falar e enfrentar a vida, as alegrias e também as dores, sem pudores, sem papas na língua. Você vai deixar muitas saudades, mas também muitas belezas. À família Gil, todo meu amor e solidariedade. Meu amado Gil, Flora e Drão, Francisco, Maria, Nara, Bela, Bem, José, Marília, toda a família, meu abraço. Obrigada por tanto amor à vida! Valeu, Pretinha”.
Edvana Carvalho: “Com o coração em pedaços, me despeço de Preta Gil. Uma mulher maravilhosa, sempre gentil, luz por onde passava. Vai com axé, Pretinha”.
Xanddy: “Minha pretinha, obrigado por tanto e descanse em paz, nos braços do nosso Pai. Aqui ficarão as memórias lindas vividas, momentos que jamais se apagarão. Meus sentimentos, amor e força a toda família, Gil. Meu coração só dói muito, muito, pq no dia que adiei minha viagem pra te encontrar, não deu certo, esse teria sido nosso ultimo abraço. Descanse em paz minha pretinha”.
Robertinho Chaves: “SAUDADES ETERNA! Meu coração profundamente abalado com sua partida, tirou meu sono, me fez chorar e abraçar e entra no luto. Imagens de momentos nosso acendem em minha memória afetiva. Nos dois cantando em Santo Amaro, em Salvador e aqui em Paris. Uma dor forte, com uma pesada interrogação, logo você! Uma gigante de gentileza, um ser de luz, minha Pretinha. Você foi um exemplo para muitas pessoas, vc com sua luta pela vontade de viver despertou em mim e em milhões de outras pessoas, reflexões sobre o valor da saúde e da vida. Vai em paz minha irmã e amiga, porque o céu está em festa”.
Lázaro Ramos: “No dia do amigo você partiu, logo você amiga de tantos. Tão amada, tão corajosa. Custa acreditar que essa lutadora não estará aqui conosco. Você é um símbolo de vida, Pretinha. Muito triste te ver partir. Que o Orun te receba e te acolha como você merece. Te amo Preta”.
Liniker: “Minha amiga que me chamava de ‘filha’, que sempre me deu colo e seus ouvidos generosos para qualquer assunto. Sempre. Uma das primeiras pessoas a ouvir meu disco quando ficou pronto, a sinceridade que era certa e sem curva, e uma das almas mais generosas que eu pude conviver.
Que tristeza. Que os orixás cuidem da passagem desse sol que brilhará pra sempre e cuide do coração de toda a família. Preta seguirá nos ensinando que a vida é pra viver. Francisco, meu amigo. Eu amo você”.
Emanuelle Araújo: “Sua Força. Sua Alegria. Sua inteligência. Seu Amor. Segue conosco . Pra sempre!!
Te amo, Pretinha. Os espíritos de luz estão ao seu redor. Meu beijo a toda a família Gil. Gilberto, Flora e Francisco. Amo muito vocês. O senhor que sabe todas as coisas. Força e compreensão”.
Fernando Torquatto: “Hoje é um dia realmente significativo, dia do amigo, mas também um duro dia de despedida. Se confirmou hoje a notícia que muitos não queriam receber, eu mesmo, essa semana me vi, por várias vezes, lembrando de passagens, risadas, trabalhos cheios de diversão e sobretudo de amor com essa presença que sempre foi tão forte na minha vida. Como disse hoje nos stories, nem toda amizade, vemos todo dia, mas as verdadeiras, sentimos e sentimos, mesmo de longe, profundamente e esse é o amor que sinto por Preta Gil. Amor cheio de admiração, de carinho e de vários momentos de parceria e incentivo mútuo. Graças a Deus, Preta sempre foi muito amada e vai continuar a ser por tantos por todos. Preta te amo eternamente e obrigado por todo carinho sempre. Você estará brilhando aonde estiver e continuará nos iluminando Meus sentimentos a essa família que amo”.
Daniela Mercury: “Nossa querida amiga Preta Gil nos deixou hoje. Estávamos ligadas a ela, pensando e rezando por ela todos os dias. Digo isso, porque a vida sem Preta será diferente, sentiremos muita saudade da sua personalidade gigante, que ocupava espaço e era sempre memorável e bela. Preta, para nós, sempre foi um acontecimento, uma energia de vida, de amor, de bondade, de garra. Leonina mesmo. Inspiradora para todos nós, corajosa em todas as suas posturas. Sobre sua sexualidade, suas fragilidades, sua vida pessoal e sua saúde fragilizada.
Ela e sua luta para viver me fizeram ter mais amor pela vida. Menina danada que está sempre em meu pensamento para nunca esquecer de cada momento que tive a chance de conviver com sua beleza. Com Preta era sempre um encontro feliz. Era sempre uma lembrança feliz, uma luz, um sol. Somos do mesmo signo. Nossos aniversários estavam separados por 10 dias. Nossas personalidades eram parecidas e falar dela no passado me causa uma dor imensa, profunda e sofrida.
Preta, uma mulher incrível, lutadora, destemida, apaixonada pela vida e exemplo de coragem, resiliência e amor. De uma alegria, integridade e honra raras. De uma força, inteligência, coragem únicas. Tudo que há de melhor em um ser humano tem em Preta. Tenho um amor imenso por ela e pela sua família. Neste momento, sinto essa dor imensa e emano todo amor do mundo para Gil, Drão, Fran, Flora, Sol e toda Família Gil. Preta Gil, você é nossa grande inspiração de vida e de luta. Você nunca deixou de lutar: fosse pela democracia ou por sua vida. Eu e Malu te amamos. Você sempre foi nossa família. A família Gil é nossa família. Seu legado e sua força são eternos. Te amo. Vá em paz”.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify