Artistas do festival. Foto: Reprodução.

Música feminina, preta e independente. É daí que parte a Mostra Festival Frequências Preciosas, que acontece entre os dias 21 e 23 de maio pelo YouTube. Uma realização da plataforma Frequências Preciosas, a mostra reúne 06 cantoras baianas em uma celebração à arte de mulheres negras e afro-ameríndias da música brasileira independente. Na programação, pocket shows das artistas Aiace, Amanda Rosa, Iane Gonzaga, Ivana Gaya, Viviane Pitaya e Emillie Lapa.

Inteiramente gratuito, O Festival integra a programação do 1º Congresso Frequências Preciosas, evento realizado em março que movimentou a cadeia produtiva da música independente, durante três dias intensos de programação, com palestras e mesas-redondas que envolveram 15 especialistas, e reunindo mais de 250 participantes, entre artistas e profissionais de música de todo o país. 

Uma plataforma de ações culturais,  com difusão, formação e pesquisa, o projeto Frequências Preciosas vem – desde maio de 2020, quando foi criado pela artista baiana Viviane Pitaya – desenvolvendo um importante trabalho de mapeamento e divulgação de trabalhos musicais em todo o Brasil. A iniciativa já mapeou mais de 500 cantoras-compositoras negras e afro-ameríndias da cena independente ao redor do Brasil e divulgou trabalhos de 50 delas, de 37 cidades e 14 estados diferentes.