MARCELO BARTOLOMEI. FOTO: REPRODUÇÃO

Editor-chefe da editora e revista CARAS, Marcelo Bartolomei destacou a potência de um novo espaço público proporcionada pelo entrelaçamento entre as redes sociais o exercício do jornalismo, na série especial publicada pelo Anota Bahia em homenagem ao Dia do Jornalista, celebrado nesta terça (7).

Para Marcelo, as redes são fundamentais na conexão entre imaginários – o que é ressaltado em tempos de crise: “As redes sociais vieram para ajudar, basta saber usá-las. Elas promovem entretenimento e ligam as pessoas em tempos como agora, de isolamento por conta do coronavírus, além de serem espaço de discussão”.

Um dos responsáveis por uma das principais publicações brasileiras, ele destaca o uso cotidiano dessas ferramentas: “Particularmente, faço uso com moderação. Como também circulo em meio às celebridades, alguns momentos são registrados e, na maioria das vezes, tenho que mostrar o que estamos produzindo, anunciar um evento ou uma matéria. É nas redes sociais que as celebridades e personalidades se comunicam, fazem contato diário com seus fãs e abastecem o noticiário, lidam com polêmicas e respondem a fatos da sociedade”.

Marcelo também destacou a nova força do Personal Branding, que alcança os jornalistas em larga escala: “É nas redes sociais que as celebridades e personalidades se comunicam, fazem contato diário com seus fãs e abastecem o noticiário, lidam com polêmicas e respondem a fatos da sociedade”.

Além disso, o editor destaca que as redes geram um ambiente como quaisquer outros – requerem prudência e elegância: “Quem reclama de falta de privacidade, basta aprender que nem tudo é de interesse público. As pessoas também têm de entender que rede social não é uma extensão da sua casa, avaliar melhor as opiniões e imagens que publicam. Se feito com moderação, tudo dá certo”.