Visando garantir viabilidade a longo prazo, se adequar às novas exigências do mercado e melhorar sua posição competitiva, a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) se tornou a primeira entidade do agro brasileiro a implementar um programa ESG. Vale ressaltar, que a sigla “Environmental, Social and Governance”, corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização.
Para incorporar a iniciativa, a associação consultou mais de 80 stakeholders que, por meio de questionários, sinalizaram práticas e prioridades do programa, a materialidade das principais linhas de adequação e os certificados ODS, GRI, ABNT e PR-2030. Dentre os consultados estavam associados, ONG’s, entidades de classe, filantrópicas e religiosas, instituições de ensino, fornecedores, poderes públicos municipais e estadual, colaboradores e diretores da entidade.
Além disso, durante a 18ª edição da Bahia Farm Show, que aconteceu em Luís Eduardo Magalhães, em junho desse ano, foi promovido um Painel de Agricultura Sustentável com o tema “Agricultura de Baixo Carbono e ESG”. No evento, a Aiba também disponibilizou no estande da instituição, uma sala para atendimento de demandas sobre a temática.
“Essa iniciativa demonstra o compromisso dos produtores rurais em tornar a produção agrícola do Oeste da Bahia cada vez mais sustentável, eficiente e os reflexos do ESG é um setor agrícola mais forte, ético e socialmente responsável”, conta Eneas Porto, gerente de Sustentabilidade da Aiba. Segundo ele, o próximo passo será colocar em prática as recomendações do relatório.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify