Ney Campello, Paulo Cavalcanti e Adriano Câmera. Foto: Victoria Cardozo

Na última terça-feira (15), a Associação Comercial da Bahia (ACB) completou 214 anos de existência, consolidando-se como a instituição empresarial mais antiga do Brasil e das Américas. Fundada em 1811, a entidade nasceu em um contexto de grandes transformações econômicas e políticas, poucos anos após a chegada da família real portuguesa ao Brasil em 1808 — evento que marcou a abertura dos portos às nações amigas e o início do processo de modernização econômica do país.

Ao longo de mais de dois séculos, a entidade vem atuando de forma incisiva em prol do ambiente de negócios, da liberdade econômica e da competitividade empresarial na Bahia e no Brasil. A ACB foi protagonista na articulação do Polo Petroquímico de Camaçari, contribuiu para a implantação do sistema ferry boat, além de liderar mobilizações recentes como o manifesto contra o aumento do IOF, cuja suspensão contou com apoio decisivo da Câmara dos Deputados.

A ACB tem investido em ações concretas para fortalecer o tecido empresarial baiano, compreendendo que o desenvolvimento sustentável passa por empresas eficientes, competitivas, com segurança jurídica e capacidade de inovação. Para o grupo, um ambiente de negócios saudável impulsiona a geração de empregos, atrai investimentos, aumenta a arrecadação e amplia a capacidade do Estado em oferecer serviços públicos de qualidade.

Novos rumos

Renovando seu compromisso com o futuro e em consonância com os desafios da era digital e da transformação do trabalho, a entidade dá um passo audacioso ao lançar a UniACB – Universidade Aberta da Associação Comercial da Bahia. O projeto nasce como uma plataforma estratégica de formação de líderes empresariais, voltada para o fortalecimento das competências empreendedoras e da gestão inovadora em todo o território baiano.

Com uma estrutura que oferece capacitação e consultoria presencial e a distância, a UniACB propõe um ambiente de aprendizagem dinâmico, modular e alinhado ao estado da arte da educação corporativa. Seja por meio de programas “in company” ou soluções abertas para setores estratégicos, a UniACB busca preparar empresas e empreendedores para os desafios da nova economia, em áreas como digitalização, ESG, gestão pública, logística, governança, inovação e internacionalização.

Associação Comercial da Bahia
Associação Comercial da Bahia. Foto: Divulgação.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify