Astério Moreira. Foto: Divulgação/Alta Books

Na semana passada, o Grupo Editorial Alta Books anunciou o escritor baiano, Astério Moreira de Santana Neto, como um dos vencedores do 1ª Prêmio Alta Literatura, com o livro “A Morte da Finada”. Além disso, Marcelo Henrique Silva foi o outro vencedor com a obra “Sangue Neon” e, ambos, foram premiados com uma quantia em dinheiro e a publicação dos livros, após se destacarem em meio a 850 inscrições.

Ganhador na categoria não estreante, a obra de Astério é um realismo mágico que aborda a história de uma moça do sertão nordestino que conta sua vida a partir dos acontecimentos da própria morte. A narradora, com a estranheza de seu falecimento prematuro e inexplicado, revisita o passado de sua família e comunidade, abordando sua experiência como mulher em um ambiente agrário marcado por machismo, opressão financeira, religiosidade, superstição e moralismo severo.

A crítica literária e psiquiatra Natalia Timerman, jurada do prêmio, conta que o concurso confirma o momento plural e vivaz da literatura contemporânea e abre espaço para novas vozes no mercado brasileiro. Ao lado de Socorro Acioli e Jeferson Tenório, ela avaliou os originais dos autores não-estreantes, enquanto Eliane Robert Moraes, Luiz Antonio de Assis Brasil e Luiz Ruffato julgaram a categoria estreante.

“O concurso foi um sucesso tanto pelo número de inscritos quanto pela qualidade das obras submetidas, mostrando que a produção literária contemporânea brasileira está a todo vapor”, afirmou Rodrigo de Faria e Silva, idealizador do projeto ao lado do CEO da Alta Books Gorki Starlin, o qual comemorou o sucesso do prêmio. “Promover a Literatura Nacional através deste prêmio é um privilégio. Fico muito satisfeito com o resultado e com as obras vencedoras”, destacou Gorki.

Marcelo Henrique Silva. Foto: Divulgação/Alta Books

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebookInstagramLinkedIn e Spotify