Localizado no Boulevard Suíço, em Salvador, o antigo ateliê do renomado pintor baiano Presciliano Silva (1883-1965), que fica em uma casa de dois andares com 89 anos, está se transformando em um ponto de pesquisa e residência artística. Neste mês de julho, já está recebendo o trabalho do artista francês, Pol Taburet. O Ateliê fica no bairro de Nazaré, nas imediações do Centro Histórico.
A iniciativa é da ‘Pivô Arte e Pesquisa’, associação cultural paulista sem fins lucrativos, fundada em 2012, que atua como plataforma de intercâmbio e experimentação artística e que agora faz a inauguração do Pivô Salvador, prevista para o dia 30 de julho.
Durante o processo de residência, os artistas são acompanhados por curadores convidados que trabalham em colaboração com a equipe curatorial do Pivô, promovendo um ambiente crítico compartilhado e apoiado em diferentes atividades educativas.
O Ateliê de Presciliano foi projetado em 1934 pelo engenheiro e arquiteto carioca Lycério Schreiner. A inspiração veio do ateliê do pintor francês Paul Cézanne (1839–1906), localizado em Aix-en-Provence, próximo à cidade de Marselha, entre Toulon e Avignon, no sul da França.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.