O sedentarismo pode afetar até 500 milhões de pessoas no mundo até o fim desta década, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), que decretou o dia 10 de março como Dia Mundial do Combate ao Sedentarismo. A nutricionista e especialista em Emagrecimento Bárbara Dias explica que nem toda movimentação corporal é atividade física suficiente para deixar o sedentarismo.
“Comece com aquela atividade que te dê prazer, seja uma natação, uma caminhada ao ar livre ou uma aula de dança. O importante é que você coloque um tênis, uma roupa apropriada e saia para fazer aquela atividade. Não basta colocar qualquer sapato, qualquer roupa, e sair andando olhando vitrines achando que isso é uma atividade. Atividade é aquilo que você se prepara, se programa e se predispõe a fazer por um tempo”, afirma Bárbara.
A especialista pontua que uma mudança de hábitos pode provocar a diminuição de algumas taxas e gordura abdominal, melhoria do sono e menor irritabilidade. “O ideal é que o exercício físico seja realizado diariamente. Para mudança de hábitos, eu aconselho colocar a atividade três vezes na semana e depois ir aumentando. Mudar hábitos é difícil, mas com o tempo, a rotina e os benefícios que a mudança traz, faz com que a pessoa mantenha a mudança e a evolução aos poucos. As pequenas mudanças dão resultados gradativos, as pessoas querem tudo muito rápido”, analisa.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.