Daniela Escobar. Foto: Reprodução/YouTube.
Daniela Escobar. Foto: Reprodução/YouTube.

A atriz Daniela Escobar se envolveu em um episódio de polêmica nas redes sociais ao dizer que enfermeiras “estão ali para catar médicos” nos hospitais. O comentário foi realizado durante a transmissão de um episódio recente do podcast “Papagaio Falante”, apresentado por Sérgio Mallandro e Renato Rabelo. Residente em Los Angeles há quase 20 anos, ela comparou as profissionais de saúde do estado onde nasceu, Rio Grande do Sul, e dos Estados Unidos para reforçar a sua fala.

“Unhas compridas vermelhas, batom vermelho, ‘maquiadézimas’, cílios postiços, parecia que a mulher estava saindo da festa e indo trabalhar. Se bota isso numa novela não vão dizer que é ridículo? […] É assim, a vida real tanto aqui no Brasil quanto lá. Eu ficava chocada. Eu ali, passando por aquela situação toda, gente de onde que essa mulher saiu, toda maquiada. Elas vão lá para catar médico. Para casar”, disse a atriz.

Após ter viralizado na internet e ter gerado uma repercussão negativa, a fala da atriz no programa foi repudiada pelo Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA). “O Coren-BA manifesta veemente repúdio diante das declarações proferidas pela atriz Daniela Escobar que evidenciam total desrespeito e desinformação em relação às mulheres profissionais de Enfermagem. É inadmissível que a atriz tenha disseminado um discurso ofensivo, perpetuando estereótipos ultrapassados e menosprezando a dedicação, competência e papel essencial das profissionais”, declarou a entidade em comunicado.

“Tais comentários irresponsáveis desvalorizam o trabalho incansável que essas mulheres desempenham para garantir assistência de qualidade à sociedade. O Coren-BA reforça a importância de valorizar o trabalho das profissionais de Enfermagem, que atuam na linha de frente do cuidado à saúde, muitas vezes enfrentando condições adversas, baixos salários e sobrecarga de trabalho”, completa a nota.

Daniela Escobar. Foto: João Raposo/SBT.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.