Daniela Mercury. Foto: Celia Santos.
Daniela Mercury. Foto: Celia Santos.

O quarto livro da coleção ‘Discos da Música Brasileira’, escrito pelo jornalista baiano Luciano Matos, revela os bastidores da cena cultural que consagrou o Axé como um gênero nacional. A obra faz uma imersão no disco ‘O Canto da Cidade’, de Daniela Mercury, lançado em 1992.

Neste volume, o autor entrevistou artistas e compositores, como o maestro Letieres Leite, Carlinhos Brown, Margareth Menezes, Vovô do Ilê, Márcia Castros e outros mais. A partir dos estudos, Luciano Matos reconta a história do disco e como o gênero que surgiu na Bahia ganhou notoriedade pelas ruas do Brasil. Como ponto de partida, o livro traz o show de Daniela, em junho de 1992, realizado em São Paulo, no vão do Masp.

“A enorme visibilidade alcançada por Daniela serviu para escancarar de vez o que já era realidade na Bahia. A música pop baiana, que ganhou o apelido de axé music, virava uma realidade nacional sem que os artistas precisassem sair de lá, como antes acontecera com quase toda a música surgida fora do Rio de Janeiro e São Paulo”, afirmou Matos.

Luciano Matos. Foto: Reprodução.