Lançado inicialmente na Austrália em português e inglês, o livro Linda’s Weapons and Battles /As Armas e Batalhas de Linda, da autora baiana Celina Basto, terá sua versão digital lançada no Brasil em um bate-papo nesta quinta-feira (24), às 19h30, Makerspace ACBEU. A obra é a primeira publicação literária da autora, que é Doutora em Administração e membro do Conselho Deliberativo da ACBEU.
A atividade terá a participação do psicoterapeuta Moacir Oliveira, colaborador da autora nas pesquisas de temas psicológicos e comportamentais que perpassam a narrativa biográfica do livro. Juntos, eles vão apresentar algumas temáticas desta natureza, tratadas no livro em paralelo com a história de Linda, tais como: “Por que o preconceito em mostrar o corpo como profissão?”, “Como as meninas têm coragem de explorar em vez de serem exploradas?”, “Por que meninas e não meninos são dados como escravas?”, entre outros assuntos.
A obra fala sobre a vivência de Linda, que aos 13 anos precisou viver sua adolescência submetida à exploração do trabalho juvenil e castigos que poderiam ter arruinado sua autoestima se não fosse pela sua resiliência e sonhos. Foi o desejo por independência e de ajudar sua família que fez com que Linda usasse suas armas para ganhar batalhas que teve que enfrentar com o poder da sua energia feminina. Suas aventuras incluem uma imigração arriscada para a Austrália, sem falar inglês, sem conhecer o país, e a adoção de uma carreira desafiadora na qual ela é bem-sucedida, torna-se a famosa “Granada Brasileira”, ajuda financeiramente seus pais, irmãos e sobrinhos no Brasil e encontra o amor da sua vida com quem constrói uma família.
“Neste livro conto a experiência que tive ao conhecer Linda em um grupo de mulheres na Austrália. Ela era uma das brasileiras do grupo e me chamou a atenção pelo seu jeito espontâneo. Meses depois, em um almoço realizado na casa dela, Linda nos recebeu de pantufas, bem à vontade. Então, passei a ter curiosidade sobre a forma como ela conduzia a vida, seu estilo e forma de viver. Ao contar um pouco sobre suas vivências, Linda ressaltou que sua vida daria um livro, e foi assim que fiz o convite para escrever sobre sua trajetória”, explicou Celina.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.