A Bahia alcançou nesta quarta-feira (20), no Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Conerh), a aprovação do relatório do 2° Ciclo da Avaliação das Metas do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão) exercício 2021. O documento foi analisado pelos membros do Conselho, em sua 21ª Reunião Extraordinária, que também aprovaram a proposta de alteração na Resolução 52/2009 e a prorrogação dos mandatos dos Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Verde e Jacaré (CBHVJ) e do Rio Itapicuru.
A Bahia está entre os melhores estados na aplicação dos recursos, neste segundo ciclo do programa já foram repassados ao estado mais de R$2,7 milhões, destes mais de R$900 mil só em 2021. O Inema tem realizado um importante trabalho de monitoramento da qualidade dos rios em todo o estado, ampliando de forma significativa a rede amostral do Programa Monitora, que conta hoje com mais de 600 pontos distribuídos nas 25 Regiões de Planejamento e Gestão das Águas (RPGA’s).
Até o final de 2022, o Instituto passará a executar 100% da Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade das Águas Superficiais (RNQA). Outros pontos a destacar em 2021 foram a entrega dos Planos de Bacia do Rio Grande e do Rio Corrente, e a formulação dos Termos de Referências para elaboração dos Planos do Rio Paraguaçu e do Recôncavo Norte, além da consolidação de mais dois enquadramentos dos Corpos de Água.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.