Na última quarta-feira (14), o Ministério da Educação (MEC) divulgou os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede o desempenho dos estudantes do ensino médio estadual, no qual a Bahia obteve 3,7 como nota.
O resultado mostra que o estado está distante das metas estabelecidas pela instituição, visto que deveria ter atingido uma nota de 4,5 para o Ensino Médio. Já para os anos finais do Ensino Fundamental – do 6º ao 9º ano – o estado ficou com 4,2 pontos. Com os resultados, a Bahia subiu da 22ª para a 18ª posição entre as 27 unidades federativas.
Vale lembrar, que o Ideb é composto pelas notas de desempenho dos estudantes brasileiros, que são apuradas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), somadas as taxas de aprovação, reprovação e abandono, variando de 0 a 10. No entanto, mesmo com o déficit deixado pela pandemia no sistema educacional, o índice para o ensino médio baiano vem avançando progressivamente, de 3,2 em 2019 para os 3,7 desta última edição divulgada.
“Esse avanço é fruto dos nossos investimentos nas políticas públicas focadas na melhoria da qualidade do ensino, na ampliação e modernização da estrutura física da rede estadual de ensino, na valorização do seu quadro profissional e no olhar cuidadoso para as necessidades básicas da comunidade escolar”, comemorou o governador Jerônimo Rodrigues, em suas redes sociais.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify