Vacinação em Salvador. Foto: Reprodução.

Há dois anos atrás, em 19 de janeiro de 2021, teve início a campanha de vacinação contra a Covid-19 na Bahia, uma caminhada extensa contra o relógio para salvar vidas. A partir daí, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), implementou uma complexa operação para que as doses chegassem a todos os 417 municípios em tempo hábil. 

No ano de 2022, após o avanço da vacinação, o número de óbitos caiu para 3.487, uma redução superior a 66% comparado com o ano de 2020, que registrou 10.287 mortes. De acordo com a Secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, a queda desse registro só foi possível graças à massificação da imunização.

“Investimos mais de R$ 2,2 bilhões durante a pandemia para garantir a estrutura necessária para salvar a vida de milhares de baianos, com ampliação e reforma de unidades de saúde, instalação de um hospital de campanha na Arena Fonte Nova, além do Hospital Metropolitano. Hoje, não temos dúvidas sobre a eficácia da vacinação nesse controle. Desde quando as doses começaram a ser aplicadas, as taxas de internações e mortes decorrentes de complicações da Covid-19 caíram de forma considerável”, afirma Roberta Santana.

Mais de 35 milhões de doses aplicadas

Neste período de dois anos, mais de 35 milhões de doses dos imunizantes contra a Covid-19 foram aplicadas em todo o estado. Para que isso fosse possível, uma grande estrutura logística foi montada. Vânia Rebouças, coordenadora do Programa de Imunização da Sesab, destaca que isso fez da Bahia uma referência no país no combate ao vírus.

“A luta era intensa e não podíamos perder tempo. Contamos com o apoio da Casa Militar e Diretoria de Aviação Civil e iniciamos uma logística de distribuição aérea imediata dessas doses recebidas. A ideia era fazer com que todos os municípios pudessem receber os imunizantes em tempo recorde. Até o momento,  já aplicamos mais de 35 milhões de doses e seguimos trabalhando para levar a vacina para todos os baianos”, disse Vânia Rebouças.

Vacinação. Foto: Reprodução.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.