Algodão. Foto: Julio Cesar Borgiani.
Algodão. Foto: Julio Cesar Borgiani.

O estado da Bahia possui, para este ano de 2023, uma estimativa de produção de cereais, oleaginosas e leguminosas de 12,1 milhões de toneladas (t), configurando um crescimento de 6,9% na comparação com a safra de 2022 — que foi o melhor resultado da análise para este conjunto de produtos.

Os dados são do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), realizado pelo IBGE, relativo ao mês de julho de 2023, com dados sistematizados e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

De acordo com o estudo, as áreas plantada e colhida estão estimadas em 3,53 milhões de hectares (ha), com avanço de 4,5% em relação à safra de 2023. Nesse sentido, o rendimento médio esperado (3,44 t/ha) da lavoura de grãos no estado é 2,3% maior na mesma base de comparação.

Dentre as produções que se encontram em destaque pelo seu crescimento está o algodão (caroço e pluma), que deve ter expansão de 29,1% em relação ao ano passado, com a estimativa de 1,74 milhão de toneladas produzidas. A área plantada com a fibra aumentou 25,0%, para 363 mil hectares, em relação à safra de 2023.

Colheita de soja. Foto: Wenderson Araújo.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.