Angeluci Figueiredo, a chef Preta. Foto: Reprodução

A Bahia esteve em evidência na França na última semana, com participações em dois eventos internacionais que celebram a gastronomia e o turismo. No Festival Food Temple Brésil, realizado no Carreau du Temple, em Paris, chefs baianos conquistaram o público ao apresentar pratos tradicionais e criações contemporâneas durante o encerramento da primeira etapa do intercâmbio gastronômico Cozinhas de ’Extraordinaire.

Representando a culinária baiana, estiveram os chefs Alicio Charoth, Angelucci Preta e Kaywa Hilton. Entre os pratos apresentados, destaque para o bobó de camarão, a mariscada e um sorvete de leite de cabra com mel de abelha sem ferrão. “A gastronomia é uma forma de contar a história e mostrar a cultura de um povo. Foi emocionante ver os franceses se encantando com a nossa culinária, especialmente com a mariscada. Me senti em casa”, contou a chef Preta.

O intercâmbio começou em agosto, na cidade de Marselha, com a participação das chefs Solange Borges e Ana Célia. A segunda etapa acontece em Salvador, entre 1º e 10 de novembro, quando chefs franceses desembarcam na capital baiana para uma série de vivências gastronômicas.

Além da cozinha, o turismo baiano também ganhou espaço na IFTM Top Resa, realizada no Expo Porte de Versailles, em Paris. Durante três dias, a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) apresentou as 13 zonas turísticas da Bahia em um estande especial, reforçando a conexão direta entre Paris e Salvador por meio do voo da Air France, que acaba de completar um ano de operação. O projeto integra a Temporada França-Brasil 2025 e conta com apoio do Governo do Estado, Setur-BA e outros órgãos.

Festival Food Temple Brésil. Foto: Ascom/Setur-BA