De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo (Mtur), a Bahia assumiu a liderança nacional como destino brasileiro mais procurado no verão de 2025. A estimativa é que 9 milhões de visitantes circulem pelo território baiano durante a alta estação, representando 16% dos 59 milhões de brasileiros que farão viagens a lazer no país. Com a previsão, se espera uma injeção de R$ 23,7 bilhões na economia do estado.
“Pela grande movimentação nos aeroportos, nas praças de pedágio, nos terminais rodoviários e nos portos, vamos bater recorde de chegada de visitantes ao nosso estado. A Bahia tem uma rica diversidade de atrativos turísticos por conta do seu patrimônio arquitetônico colonial, cultural, natural e histórico e nessa época do ano é ainda mais forte”, conta Maurício Bacelar, titular da Secretaria do Turismo (Setur-BA).
Somente entre os meses de janeiro e fevereiro de 2025, o Aeroporto de Salvador receberá mais de nove mil voos domésticos de todas as regiões do Brasil e 530 da América do Sul e da Europa. O estado detém mais de 40% do fluxo de turistas internacionais da região Nordeste. A temporada de cruzeiros também vai impactar no desempenho baiano, recebendo cerca de 300 mil visitantes até 23 de abril de 2025. Serão 82 atracações, nos portos de Salvador e Ilhéus, além de operações em Porto Seguro, Itacaré e Cairu.
“Qualificamos mais de nove mil trabalhadores e pequenos empreendedores. Realizamos obras de infraestrutura que facilitaram os acessos aos destinos, dando mais conforto e segurança aos visitantes das 13 zonas turísticas. Tudo isso aliado à captação de voos em âmbito regional, nacional e internacional”, afirmou Maurício Bacelar.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify