Colheita de soja. Foto: Wenderson Araújo.

A safra 2022/23 de grãos vai atingir novo recorde na Bahia, com acréscimo de 7,7% na produção total. Os dados foram divulgados no boletim de estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no final de março. Os números apontam para uma safra de 13 milhões de toneladas no período.

Os números, sendo confirmados, representam o terceiro recorde seguido da safra de grãos na Bahia. Em 2021, a agricultura do estado comemorou a chegada aos dois dígitos, com 10,5 milhões de toneladas e em 2022, novo recorde, 12 milhões de toneladas.      

No tangente à soja, a área colhida está próxima aos 70% do total, neste momento. A área plantada aumenta neste ciclo, segundo dados da Conab, em 1,4% no estado, saltando de 1,893 milhão de hectares para 1,919 milhão. A produtividade sobe no mesmo patamar, 1,4%.

O algodão representa mais um destaque nos números fornecidos pela Conab. Com aumento de área plantada de 1,6%, o crescimento previsto em sua produtividade (9,3%) eleva as expectativas de sua produção no ciclo 2022/23 para 1.444 milhões de toneladas, apresentando elevação importante de 11%.

Quem também tem expectativa de crescimento de produção na casa dos dois dígitos é o feijão. A cultura, segundo a Conab, terá uma colheita elevada em 10% em comparação ao ciclo anterior, chegando às 312 mil de toneladas.

Agronegócio. Foto: Reprodução.
Agronegócio. Foto: Reprodução.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.