Nos dias 11 e 15 de junho vai acontecer a Bahia Farm Show 2024 em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste baiano. Na ocasião, o evento vai contar com o lançamento do Plano Estadual de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas na Agricultura para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono da Bahia (Plano ABC+).
O projeto visa reduzir a emissão, aumentar o sequestro e a fixação de gases do efeito estufa (GEE) na agropecuária estadual. Desse modo, incentivando um maior uso de conhecimento técnico de práticas agronômicas de conservação de solo, água e biodiversidade, e a disseminação de sistemas de produção de baixa emissão de GEE.
Segundo Thiago Mendes, coordenador do plano, a estratégia busca dar continuidade à política setorial para o enfrentamento à mudança do clima, no intuito de consolidar a agropecuária do estado, embasada em sistemas sustentáveis com muita ciência e estudo. Além disso, a incentivando atividades fomentadoras para estabelecimento de uma agropecuária mais sustentável capaz de controlar suas emissões de GEE e conservação dos recursos naturais.
Com o Plano ABC+, o Brasil assumiu um novo compromisso de reduzir 50% de suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) até 2030. Para tanto, Eneas Porto, gerente de Sustentabilidade da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), conta que o produtor rural já tem adotado boas práticas agrícolas que contribuem com as metas de sustentabilidade na atividade. “É importante para evidenciar o quanto essas práticas estão contribuindo com a fixação de carbono no solo além de consolidar as diferentes iniciativas realizadas na região oeste da Bahia”, afirma.
Vale lembrar, que a iniciativa foi desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), em parceria da Aiba, que vem fomentando pesquisas sobre o tema.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.