Além das paisagens naturais, o Parque Nacional da Chapada Diamantina e o Parque Estadual da Serra do Conduru, na Bahia, são destinos para quem deseja praticar turismo ecológico e conhecer mais sobre a biodiversidade local.
Com isso, o projeto Micotrilha da Bahia propõe uma nova modalidade de turismo de natureza no estado, permitindo os visitantes participem de atividades como a busca, a identificação e a fotografia de cogumelos, além de aprender sobre o papel ecológico desses organismos. Vale lembrar que “Mico” é um prefixo usado para indicar algo relacionado a fungos e cogumelos.
Com o objetivo de aliar o turismo ecológico e conservação da biodiversidade fúngica, a iniciativa realizou a coleta, organização, catalogação e registro fotográfico de 183 macrofungos, encontrados na Serra do Conduru, e 83 macrofungos encontrados na Chapada Diamantina, totalizando 266 nos dois parques baianos.
Segundo Alexandre Lenz, pesquisador e coordenador técnico do projeto, os resultados enriquecem a compreensão sobre a biodiversidade de cogumelos da Bahia, e fornecem subsídios para a conservação e fortalecimento dos parques.
“Através dos roteiros micológicos guiados, tanto turistas, entusiastas ou pesquisadores têm a oportunidade de conhecer os cogumelos presentes na Bahia e compreender a importância da Funga. Entendemos que a observação de cogumelos pode ser um atrativo extra com potencial para expansão de conhecimentos importantes para a humanidade”, destaca.
O Micotrilhas da Bahia é patrocinado pela Fundação Grupo Boticário e conta com realização da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), através do Laboratório de Microbiologia Aplicada da Agroindústria (LABMA); Universidade do Estado da Bahia (UNEB), através do Grupo de Pesquisa em Bioinformática e Biologia Computacional (G2BC), coordenado pelos pesquisadores Ana Paula Uetanabaro e Alexandre Lenz, e gerido pela empresa Tistu Ambiental. Para mais informações, basta acessar o perfil do projeto no Instagram.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.