Segundo um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups) e a Deloitte, empresa de auditoria, acerca do ecossistema de empresas de base tecnológica, a Bahia lidera o ranking de desenvolvimento de empresas do segmento na região Nordeste. Além disso, o estado aparece na sétima colocação, na lista nacional.
A pesquisa também aponta o crescimento do número destas redes no estado. Entre os anos de 2022 e 2023, a quantidade de startups na Bahia aumentou em 27%, com destaque para o interior, onde houve uma subida de 53%. No Parque Tecnológico da Bahia, localizado em Salvador, 28 empresas atuam no local, em diversas áreas de atuação.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, André Joazeiro, faz uma relação entre as empresas do estado com outras no Brasil e comenta sobre o estímulo para novos nomes no segmento: “É difícil competir com o Sul e o Sudeste. A diferença na possibilidade de recursos para inovação é abissal. Estamos estimulando ciência, empreendedorismo e inovação, proporcionando oportunidades para a juventude. Desta forma, seremos capazes de levar este processo de desenvolvimento para a imensidão que é o interior do nosso estado, fazendo com que empresas e startups nasçam, cresçam, se perpetuem, gerem renda e emprego em todos os territórios de identidade”.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.