Uvas. Foto: Reprodução/Unsplash.

A Bahia ocupa o 2º lugar na produção de frutas frescas produzidas no país, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020. No estado, a cidade de Juazeiro (BA) concentra boa parte dos produtores de frutas frescas entre os municípios que integram o Submédio São Francisco, responsável pela produção de manga e uva que são exportadas, especialmente, para o mercado europeu e americano.

Outras frutas também são produzidas nessa região, como a banana, goiaba, coco, acerola, mamão, maracujá, entre outras. Ao total, é produzido um milhão de toneladas de frutas por ano. O faturamento registrado anualmente fica em torno de R$ 2 bilhões, somente com a produção de manga e uva, sendo a manga a principal destinada ao mercado externo, com porcentagem entre 85% e 90% de demanda. Desse valor, R$ 440 milhões são relativos aos frutos destinados à exportação.

Quanto aos empregos, são gerados 250 mil diretos e outros 950 mil indiretos. Conforme informações da Associação dos Produtores e Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco (Valexport), nessa área atuam três mil produtores que exportaram mais de 243 mil toneladas de manga e 49 mil toneladas de uvas em 2020. Informações são do Governo do Estado da Bahia.