Bebidas. Foto: Divulgação.

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e a Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana confirmaram, nesta sexta-feira (3), o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol no estado. Um homem de 56 anos, deu entrada na UPA da Queimadinha e evoluiu a quadro de óbito durante a madrugada. O caso está sendo acompanhado pelas equipes e as amostras biológicas serão coletadas e encaminhadas para análise laboratorial, para confirmar ou descartar a hipótese de intoxicação. O prazo é de até sete dias.

Sesab já havia emitido orientação às unidades de saúde da rede privada e às portas de urgência e emergência da rede pública para que estejam atentas a possíveis situações clínicas compatíveis com intoxicação por metanol e que quaisquer notificações sejam imediatamente comunicadas, possibilitando rápida investigação e adoção das medidas necessárias.

Em nota, a entidade reforça que mantém diálogo permanente com o Ministério da Saúde e com as autoridades sanitárias nacionais para monitorar a situação em outros estados, onde foram notificados casos suspeitos e confirmados.

Sintomas de intoxicação por metanol

Visão turva, dor de cabeça intensa, náusea, convulsões, tontura e perda de consciência são os principais indicadores de que a substância foi consumida. Nos casos graves, pode levar à cegueira e morte. Geralmente, os sintomas aprecem de 12 a 14 horas após a ingestão e podem remeter a uma indisposição simples, por isso, é importante redobrar a atenção. No corpo, o metanol pode gerar complicações na medula, cérebro, pulmões, rins e fígado. Em caso de suspeitas, é recomendado que busque atendimento médico imediato.

Associação Brasileira de Neuro-oftalmologia (ABNO), também publicou um alerta sobre os riscos do consumo do metanol. Em alguns dos casos investigados, as vítimas relatam cegueira temporária ou completa. Além disso, a intoxicação pode levar à neuropatia óptica, doença grave que pode gerar a perda de visão. A entidade ainda aponta que o tratamento deve ser imediato, com acompanhamento médico, e com uso de antídotos, bicarbonato para corrigir a acidez no sangue, vitaminas e hemodiálise.

Metanol. Foto: Biodiesel Brasil

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify