Energia Eólica. Foto: Divulgação/Ascom SDE.

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Bahia segue se mantendo como um grande palco para energias renováveis no Brasil, atingindo o marco de 10 Gigawatts (GW) de potência outorgada. Vale lembrar que potência outorgada não é necessariamente a potência em implantação da usina, mas sim a capacidade total autorizada.

Somente no território baiano são 342 usinas em operação que somam em um investimento estimado em R$ 50 bilhões. Além disso, a estimativa é que os parques tenham gerado mais de 100 mil empregos. Os dados constam no Informe Executivo de Energia Eólica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).

Segundo Ângelo Almeida, secretário da pasta, a Bahia foi responsável pela maior geração total de energia elétrica no pais nos primeiros seis meses – 35% da geração nacional. “Outra boa notícia é que o estado se destacou de forma notável na expansão da matriz brasileira no mês de julho. Contribuímos com 594,60 Megawatts (MW) de um total de 875,42 MW adicionados, o equivalente a cerca de 68% do aumento total. Das 27 usinas que entraram em operação no país, 20 eólicas e solares foram baianas”, conta o secretário.

Complexo eólico na Bahia
Complexo eólico na Bahia. Foto: Pexels.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitter,  FacebookInstagramLinkedIn e Spotify