Durante o período de Carnaval, entre os dias 08 e 13 de fevereiro deste ano, Salvador registrou a emissão de aproximadamente 30 mil toneladas de CO². Os dados são do inventário de Emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE), política da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Pensando nisso, o Governo do Estado irá plantar 100 mil mudas em 65 hectares de área degradada na Bahia, ao longo de 2024.
Segundo Eduardo Sodré, secretário do Meio Ambiente, a contagem servirá para compreender o que se produz de GEE e como se deve agir nessas situações. “Ao implementar este projeto, não apenas cumprimos nosso compromisso de buscar alternativas sustentáveis para mitigar os impactos ambientais em nosso território, mas também promovemos a conscientização sobre as questões climáticas”, afirma.
O levantamento do inventário levou em consideração o aumento do fluxo de aviões, o deslocamento dentro da cidade dos turistas, dos soteropolitanos e dos trabalhadores nos dias da festa. Além disso, também analisaram as toneladas de resíduos sólidos, efluentes líquidos e o consumo de energia nos camarotes, hotéis e demais estruturas da cidade.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.